sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saiu na imprensa - 30/01/09- Viver - Diario de Pernambuco


Festival //

Etnias indígenas abrem roda de coco


O músico Nilton Junior tem uma ligação de mais de quinze anos com as etnias Xucuru e Pancararu. Nos anos 90, ele foi um dos fundadores da banda Alma em Água.
Coco Raízes de Arcoverde se apresenta hoje na cidade de Águas Belas. Hoje, ele retoma as influências da musicalidade indígena no trabalho do grupo Pandeiro do Mestre. A banda será anfitriã nesta sexta e no sábado, dia 7, do festival Coco de Toré - Pandeiro do Mestre. A primeira parte do evento será na cidade de Águas Belas. Pandeiro do Mestre divide o palco com o grupo Fehtxa (dos índios Fulni-ô) e o Coco Raízes de Arcoverde. No próximo sábado, a sede do encontro será o município de Tacaratu. Os convidados são o Coco de Tebei, do distrito de Olho D'Água do Bruno, e os índios Pankararu de Brejo dos Padres, também do sertão do estado. Estes irão fazer uma demosntração da dança indígena do toré.


Nilton diz que é uma versão enxuta do evento - patrocinado pelo Funcultura - e que pretende ampliá-lo para um festival maior, na capital. "Eu estou levando de volta para a aldeia tudo que a aldeia me ensinou. É uma maneira de mostrarpara eles (os índios) o que eu tenho feito com tudo que têm me ensinado", diz.


O grupo Pandeiro do Mestre é formado por Nilton Jr (voz, maracás, bombinho e apito), Bruno Vinizoff (bombo), José Batista (maracás e sax), Isael Araújo (matraca e tarol), Jackeline Alves e Bárbara Gonçalves (coro e apito). O primeiro CD do coco Pandeiro do Mestre - Coco de Toré tem participações especiais de Tiné, Siba, Coco Raízes de Arcoverde, Coco Bongar, Zé Neguinho do Coco, Índios Pankararu e Fulni-ô de Pernambuco. Segundo Nilton, é um trabalho pautado pelo toré dos índios do Sertão pernambucano. "O coco de toré é o momento mais primitivo do surgimento do coco, com uma influência do índio com o africano. É percussivo e bem simples, formado por uma toada cantada e uma resposta", explica o músico.



Serviço

Festival Coco de Toré - Pandeiro do Mestre e Convidados.
Quando: hoje
Onde: Praça de eventos de Águas Belas
Entrada franca
Informações: (81) 9488 6611/ (81) 8855 2635
Para visualizar a matéria na web, clique aqui

Um comentário:

  1. OBA! MUITO BOM ESSE EVENTO, ESSE ENVOLVIMENTO QUE RESULTA NO REGISTRO DA MUSICALIDADE DE NOSSOS ANCESTRAIS, MUITO BEM REPRESENTADOS NESSE FESTIVA. PARABÉNS AOS ORGANIZADORES, AS BANDAS, A TODOS QUE FAZEM ESSA BELEZA MUSICAL.

    ResponderExcluir